domingo, 25 de maio de 2008

Adolescentes de Gameleira realizam mapeamento da cultura quilombola e indígena da região

Por Ana Tereza Rangel e Kaylla Fernanda*


Na sexta-feira, dia 16, um grupo de adolescentes decidiu iniciar o mapeamento indígena e quilombola da comunidade de Gameleira, com a supervisão da coordenadora do Fórum de Associações, Maria de Fátima Bezerra. Foram feitas várias entrevistas com pessoas da comunidade que falaram cada um da sua história. A primeira entrevista foi feita com Dona do Céu, filha do falecido dono do Boi de Reis da localidade, e ela contou um pouco da história e mostrou parte dos utensílios que ele usava quando era vivo e dançava o Boi de Reis.

Em seguida, os adolescentes entrevistaram o Senhor Zé Tatu, descendente de indígena, onde ele falou sobre os seus antecedentes familiares, que foram os fundadores da comunidade Chaves Bela.

Depois foi feita mais entrevista, essa com Dona Daci, onde ela fez um resgate das brincadeiras e brinquedos da sua época de criança, onde brincava de casinha, as bonecas eram de pano, e seus irmãos brincavam com os ossos de animais que para eles representava uma criação de gados. Ela também lembrou de quando brincava de cantigas de roda, como ciranda-cirandinha.

“As crianças de hoje são muito diferente se apegam muito a televisão”, disse Dona Daci.
Foi entrevistado também o jovem Mesias, que é o representante de um grupo de jovens comunitários, onde desenvolveram um trabalho de fortalecimento comunitário e estão tentando resgatar a cultura do município, como a quadrilha, a música e o Boi de Reis.


* alunas da Escola Estadual Amaro Cavalcanti

Nenhum comentário: