terça-feira, 27 de maio de 2008

São Tomé realiza Semana de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

POR Anna Ravenna, Anne Karoline, Josefa Cristina, Maria Tereza, Estelita Abreu, Evaniel e Uellen*


Aconteceu entre os dias 12 e 18 de maio em São Tomé, uma campanha de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Foi uma semana cheia de atividades. O tema da campanha foi “Violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes: o desafio de sua prevenção e combate”.

A campanha tinha como objetivo mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Na segunda-feira, dia 12, houve uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores que tratou do assunto Direitos Humanos e os debates sobre abuso e exploração sexual e garantia dos direitos da criança e adolescentes que aconteceram todos os dias da semana. Quem fez a palestra foi George Bonifácio, da Frente Parlamentar/Equipe Selo Unicef.

Na terça-feira, dia 13, tiveram mais duas palestras com professores da rede pública de ensino com o tema Educação em Direitos Humanos, Sexualidade, relações de Gênero e Raça uma feita pela assistente social da cidade, Eliane Florêncio Neves, e outra feita por Aradir de Souza com o tema Sistema de Garantias de Direitos, na Escola Estadual Amaro Cavalcanti.

No mesmo dia teve uma palestra para os alunos das escolas da cidade, com o tema Trabalhando os Direitos da Criança e do Adolescente nas Escolas, feita pela psicóloga Carolina Gurgel, a enfermeira Patrícia Macedo, monitores do PETI, e professoras de escolas da Zona Rural.
Na quinta-feira, dia 15, teve apresentação do filme Anjos do Sol, no Potengi Casa Show e depois um debate entre os professores, alunos e todo o povo que estava no local.


Na sexta-feira, dia 16, teve uma passeata em favor dos Direitos da Criança e Adolescentes e depois a realização da gincana entre as escolas. A Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa foi a campeã e ganhou um microssistem.


No sábado, dia 17, foi realizado o Fórum da Juventude com a realização de uma palestra sobre a Rede de Proteção, Promoção e Defesa dos direitos da Criança e Adolescentes, feita por Rossana Morais Medeiros, Aradir de Souza Faustino, Maria de Fátima Bezerra da Silva, Eliane Florência Neves, também no Potengi Casa Show.

Em São Tomé existem relatos de casos de crianças e adolescentes que sofreram abuso e exploração sexual. O Conselho Tutelar, nos três anos de mandatos, notificou 25 casos. Este ano a Promotoria está intervindo no caso. Abuso sexual é quando o ato ocorre na família e não visa o lucro, já a exploração sexual visa o lucro e pode ser na família ou fora da família.

O Disque 100 para denunciar o abuso atende todo o Brasil. O Conselho Tutelar e outros órgãos como Delegacias, Promotorias Públicas, e juizes, assistentes sociais e psicólogos também apóiam essa luta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, que está completando 18 anos esse ano, é a lei que protege as crianças e adolescentes.

A assistente social do município, Eliane Ferreira Ramos Neves, disse que as políticas públicas são as ações governamentais e não-governamentais que buscam efetivar direitos para o exercício da cidadania, que é quando o cidadão busca exercer seus direitos e deveres que estão na constituição federal.

“As políticas públicas são ações que entra governo e sai governo e não terminam como saúde, educação, habitação e assistência social”, disse a assistente social.

A campanha da semana de combate foi realizada pelo Conselho de Direitos da Criança e Adolescente, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, a assistente social Eliane Florêncio Ramos Neves, e outras pessoas envolvidas.


FORUM DA JUVENTUDE


No sábado, dia 17, foi realizado o Fórum da Juventude, onde os adolescentes discutiram algumas temáticas, como a importância da família na formação da personalidade, trabalhada por Eduardo e Maria Fátima Bezerra, e também uma oficina sobre o abuso e a exploração da criança e adolescente, e oficinas sobre culturas com uma representante da comunidade quilombola de Gameleira.
“O Fórum é muito importante para a nossa comunidade porque nossos adolescentes e crianças estão ocupando seus lugares na sociedade, discutindo seus problemas e buscando as possíveis soluções. Somente desta forma poderemos construir uma São Tomé melhor para todos”, disse Rossana Moraes.
Com essa atividade foi encerrada a semana de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente, em São Tomé.


* Alunos da Escola Municipal José Aribaldo e Escola Estadual Amaro Cavalcanti

Nenhum comentário: