domingo, 25 de maio de 2008

Adolescentes trabalham o tema HIV/AIDS em Orçamento Público

Por Kaylla Fernanda*, Milena Jardênia** e Thiago Silva**


Uma das metas do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2008 é que um grupo de adolescentes possa trabalhar o tema Orçamento Público e que eles possam entender mais sobre esse assunto.
Em São Tomé, nós temos uma realidade orçamentária onde esse orçamento é feito por técnicos sem a participação da comunidade.
O grupo de adolescentes, que se reuni toda segunda-feira na sala do Selo Unicef de São Tomé, já entrevistou vários profissionais do município para descobrir o que é gasto do orçamento com HIV/AIDS. Eles entenderam que esse tema HIV/AIDS é fundamental na vida dos adolescentes e por isso optaram por estudá-lo.

“O orçamento está sendo estudado por um grupo de adolescentes. O assunto é um pouco difícil e a gente não consegue ver com clareza, em que o orçamento está sendo gasto, pois existe o redirecionamento, onde todo o orçamento pode ser mudado”, disse Aradir Faustino, mobililizadora da temática Orçamento Público.
Ela disse também que o que deveria ser feito era uma consulta a população sobre o que é mais necessário e depois cada Secretaria faria seu plano de ação, baseado no que a população necessita, daí o dinheiro deveria ser gasto com isso.
Segundo o contador do município responsável pelo Orçamento foi planejado o valor de 30 mil reais a ser gasto com HIV/AIDS durante o ano de 2007, em São Tomé.
No entanto, nada foi executado. Os adolescentes enviaram um oficio a Secretaria Municipal de Saúde e Educação solicitando que fossem criados o Plano Municipal de Prevenção a Transmissão Vertical do HIV/AIDS e também o Grupo Gestor Municipal de Saúde e Prevenção nas escolas da rede pública de ensino de São Tomé.
“Acreditamos que essa ação irá melhorar o investimento orçamentário para os próximos anos, tendo em vista que os adolescentes estarão participando definitivamente das ações municipais”, disse Aradir Faustino.

* Aluna da Escola Estadual Amaro Cavalcanti

** Alunos da Escola Municipal José Euzébio

Nenhum comentário: