sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Escolas de São Tomé trabalham o tema Cultura e Identidade Afro-Brasileira com alunos

As escolas da rede municipal de ensino de São Tomé se engajaram na execução de projetos do tema Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena, com foco nas expressões culturais de origem negra e indígena. Esse trabalho tem o objetivo de estimular o reconhecimento dessas duas civilizações que por séculos formaram a base da identidade cultural da região.


É muito importante que crianças e adolescentes do semi-árido nordestino tomem conhecimento de suas culturas locais, valorizando-as , a partir das escolas onde estuda, atendendo ao que determina a lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira.



Como resgate da cultura indígena, alunos da creche Brincando e Aprendendo realizaram uma coreografia, destacando os alimentos presentes em nossa alimentação que tem origem indígena.





A Escola Municipal José Aribaldo de Carvalho realizou uma mostra de produção cultural para toda comunidade, visando o cumprimento da missão de resgate da nossa história. Na amostra os alunos encenaram o boi de reis para aqueles que visitaram o evento.




Os alunos do 9º ano “U”, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Amaro Cavalcanti encenaram uma peça teatral retratando como se deu o reconhecimento da comunidade Quilombola da Serra da Gameleira de Baixo.
Os alunos da Escola Municipal José Euzébio fizeram uma apresentação de capoeira como forma de reconhecimento da cultura afro, resistindo até os dias atuais.




A Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa há oito anos desenvolve o projeto Folclore, com o objetivo de integrar escolas da comunidade desde o ensino infantil até o Ensino Médio. Este ano a escola vai trabalhar o tema Redescobrindo a cultura do Semi-árido e no próximo dia 22 de agosto ela vai realizar as apresentações culturais relacionadas a cada estado da região Nordeste.

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