sábado, 9 de agosto de 2008

José Aribaldo sai em defesa da natureza

Alunos da Escola Municipal José Aribaldo de Carvalho tem se dedicado bastante no projeto de Educação para a Convivência com o Semi-árido.

Os alunos do 4º ano “B” do Ensino Fundamental I realizaram uma pesquisa de opinião com os moradores do bairro Alto de São Sebastião. O resultado da pesquisa mostrou várias sugestões que os moradores daquela comunidade deram para melhorar a qualidade de vida da população.

No dia 10 de julho, aconteceu mais uma aula de campo dos alunos do José Aribaldo. Os estudantes visitaram a Fazenda Pedra do Navio, onde conheceram algumas plantas que fazem parte da vegetação do município de São Tomé.

Os alunos menores, de 7 e 8 anos disseram saber que Deus criou tudo que existe na natureza, como a chuva, os animais, as plantas e o homem, e que foi através de várias atividades de sala de aula que ele chegaram a essa descoberta.

Como tarefa de casa, a professora do 2º ano do Ensino Fundamental pediu para que os alunos pesquisassem as plantas existentes no quintal de nossa casa e nas casas de nossas vizinhas da esquerda e da direita.

Em sala de aula, a professora dividiu os alunos em grupos e os alunos representaram a atividade através de desenhos e depois se descobriu que a maior parte das plantas que temos em nossos quintais dá frutos.

“Vivemos junto com outras pessoas, as plantas, os animais, o solo, o sol, a água, a chuva, e muito mais. Foi isso que aprendemos na atividade na sala de aula. Então fizemos pinturas, colagem, recorte, entrevistas, poesias, pesquisas. Na escola estudamos o projeto do semi-árido e vimos que cuidar da natureza é importante e temos que reconhecer o valor da vida mesmo convivendo com as mudanças do tempo, seja ele seco, ou chuvoso”, disse Vaniely, estudante da Escola Municipal José Aribaldo.

Nenhum comentário: