sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mobilizador da Cultura em São Tomé fala como o município trabalhou o tema

O mobilizador do tema Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena em São Tomé, Enilson Araújo, disse que assim que recebeu essa responsabilidade começou a realizar um trabalho de sensibilização nas escolas, para poder trabalhar o tema com mais facilidade. “Sensibilizamos para mostrar por quais motivos estávamos trabalhando”, disse.

Ele disse que o primeiro passo foi a criação de um grupo de trabalho, com cerca de 22 adolescentes entre 15 e 17 anos, que estudaram profundamente o guia do Selo UNICEF. “Criamos também um grupo de trabalho na comunidade de Gameleira para que eles pudessem fazer o mapeamento. Foi um trabalho maravilhoso", disse o mobilizador.

Em seguida foi feito o monitoramento de todo o processo, do inicio ao fim, com uma orientação continua junto aos professores, alunos e coordenadores das escolas.

Por fim, as escolas realizaram uma mostra cultural dos trabalhos realizados nas escolas sobre a temática. “O trabalho de cultura feito nas escolas foi muito interessante, porque conseguimos fazer um resgate verdadeiro”, disse o mobilizador do tema no município, Enilson Araújo.

Enilson disse também que a ultima etapa do processo está sendo realizada agora, que é a confecção do álbum de Cultura e Identidade. O álbum estará dividido em três partes: a primeira parte com desenhos, fotos, a proposta de políticas públicas, tudo relacionado a quadrilha junina; a segunda parte mostrará o trabalho feito pelas escolas; e a terceira parte, vai mostrar o trabalho feito pela comunidade quilombola de Gameleira.

Nenhum comentário: